notícias - 25.04.2013

Chapa “Uepa Forte” vence eleição na Uepa

Liderada pelos professores Juarez Quaresma e Rubens Cardoso, Chapa 2 conquistou 51,25% dos votos válidos. A lista tríplice, após homologação do Conselho Universitário (Consun), segue para a decisão do governador do Estado, Simão Jatene.

Com 51,25% dos votos válidos, a Chapa “Uepa Forte” dos candidatos Juarez Quaresma e Rubens Cardoso, venceu a eleição para reitor e vice da Universidade do Estado do Pará (Uepa), ocorrida nesta quarta-feira (24), em todos os 20 campi da instituição. O resultado final da apuração, que pôde ser acompanhada em tempo real pelo endereço paginas.uepa.br/eleicao, foi divulgado às 00h10, duas horas antes do previsto.

Confira aqui:

- Ata da Comissão Eleitoral

- Resultado final da eleição

Em primeiro lugar na lista tríplice, os professores Juarez e Rubens foram seguidos por 44,76% dos votos destinados à Chapa “Viração”, das candidatas Ana Cláudia Hage e Laura Vidal. Outros 3,99% foram computados à Chapa “Novos Tempos”, representada pelos professores Moacyr Magno Palmeira e Neivaldo Oliveira Silva.

O candidato eleito Juarez Quaresma venceu nas três categorias (professor, aluno e servidor) e no voto universal. “Foi uma festa da democracia e a sensação é de dever cumprido em relação à apresentação do plano de gestão a todos os campi do interior, alunos e servidores. Agora é trabalhar para conduzir a Uepa num projeto que vem dado certo para ela continuar realmente forte”, afirmou.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Ana Conceição Oliveira, o resultado será encaminhado ao Conselho Universitário, que vai homologar, e depois a lista tríplice segue para a escolha do Governador. “A expectativa é que o resultado da eleição seja homologado pelo Consun na próxima reunião marcada para o dia 30 de abril”, afirmou Ana Conceição.

Ao longo do dia, a movimentação foi intensa nos 20 campi da Uepa. Entretanto, garantiu Ana Conceição, “não houve nenhum fato que viesse a comprometer o pleito eleitoral em nenhum campus. Até agora tudo transcorreu normal’.

Mais de 19 mil pessoas estiveram aptos a votar, entre eles, professores efetivos, substitutos e visitantes em plena atividade acadêmica e/ou administrativa na instituição; Servidores técnico-administrativos efetivos e temporários, contratados até a data da publicação do edital de eleição; e estudantes regularmente matriculados nos cursos de  graduação e pós-graduação da Uepa, até a data da publicação do edital de eleição.

“A Uepa está de parabéns, pois foi um processo democrático onde os projetos foram colocados e debatidos na comunidade. É natural que no processo os ânimos no debate se inflamem, mas no final a vontade da comunidade foi expressa. Tenho certeza de que a vontade acadêmica será respeitada pelo governador Jatene, que também foi professor universitário e, portanto, um acadêmico”, declarou a atual reitora da Instituição, Marília Brasil Xavier.

Chapa Uepa Forte

Juarez Antônio Simões Quaresma é Doutor em Patologia pela USP, Mestre em Fisiologia Humana, Médico com Especialização em Anatomia Patológica. Professor Adjunto III da Universidade do Estado do Pará. Pesquisador do Instituto Evandro Chagas. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Febres Hemorrágicas Virais. Membro de diversos Colegiados: Programa de Pós-Graduação em Virologia; Comitê de Pesquisa da UFPA; Comitê Científico da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTE/SECTI/Pará; Conselho Superior e da Câmara de Assessoramento da Área da Saúde da FAPESPA. Membro do corpo editorial de diversas revistas médicas científicas internacionais. Revisor de diversos periódicos internacionais em Medicina. Ocupou cargos de Gestão em nível de Pró-Reitor, Diretor e Coordenador. Acumula formação e competência necessárias para assumir o Cargo de Reitor da nossa Universidade. Cidadão que da vida traz as raízes ribeirinhas como marca, conhece os desafios a serem superados quando o bem a ser adquirido é o ensino, a formação superior de qualidade.

Rubens Cardoso da Silva é Doutor em Ciências Agrárias, Mestre em Economia Rural, possui 5 Especializações (Heveicultura, Extensão Rural, Administração Rural, Gestão do Agronegócio e Gestão Agroindustrial), Engenheiro Agrônomo. Professor Adjunto I e Coordenador do Campus UEPA de Castanhal. Compõe dois grupos de pesquisas com foco no desenvolvimento rural, agricultura familiar, extensão rural, estratégia sustentável, cadeia produtiva e gestão econômica e organizacional. Já ocupou diversas funções públicas. Participou, como instrutor/facilitador de diversos eventos de capacitação, em todos os Estados da Região Amazônica e em 133 municípios paraenses. Sua experiência o faz valorizar as realidades, necessidades e aspirações dos diferentes contextos amazônicos e a crença de que devemos gerar conhecimentos com a sociedade, adequando-os cada vez mais ao uso, fortalecendo a importância da UEPA no processo de desenvolvimento regional.

Confira os atos da Comissão Eleitoral:

23/01/13 - Regimento Eleitoral aprovado pela Resolução nº 2500/13/CONSUN

21/02/13 - Edital Nº11/2013

08/03/13 - Homologação  das chapas

08/03/13 - Errata da Homologação

13/03/13 - Termo Aditivo ao Edital (Reabertura das inscrições de chapas)

18/03/13 - Comunicado: Cancelamento de Inscrição

21/03/13 - Homologação das Chapas

21/03/13 - Lista dos mesários (atualizada em 23/04/2013)

22/03/2013 - Nota de Esclarecimento

25/03/13 - Resultado da Análise dos Recursos e Declaração de abertura do período de campanha

Relação dos eleitores aptos a votar*: